Amepi sedia evento sobre os pilares do Sistema Confea/Crea: Transparência, Legalidade e Legitimidade
Com programação intensa ao longo do dia, encontro reunirá especialistas para debater boas práticas na engenharia e no serviço público
Publicado em 24/06/2025 12:25
No próximo dia 30 de junho, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) em João Monlevade recebe um dos principais eventos voltados à valorização da ética e da boa governança no setor tecnológico e da engenharia nacional. Com o tema “Transparência, Legalidade e Legitimidade do Sistema Confea/Crea”, o encontro será realizado no auditório da Amepi, das 8h às 17h, reunindo engenheiros, gestores públicos, acadêmicos e interessados em políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
O evento é promovido pela Federação Nacional de Entidades de Engenharia Mecânica Industrial (Fenemi) em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA-MG) e Amepi. A iniciativa destaca os três pilares fundamentais que sustentam o Sistema Confea/Crea: responsável pela fiscalização e regulação das profissões da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia no Brasil.
Transparência
Conforme os organizadores, a primeira diretriz abordada será a transparência, com foco em fortalecer a confiança entre sociedade e instituições. O Sistema Confea/Crea tem avançado na disponibilização de informações públicas, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do cumprimento da Lei de Acesso à Informação, assegurando a todos o direito de conhecer ações, investimentos e decisões do sistema.
Legalidade
A legalidade será discutida com base no histórico e na base normativa que regula o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais. O sistema foi criado pelo Decreto nº 23.569/1933 e atua de acordo com um conjunto robusto de legislações, garantindo o exercício responsável das profissões regulamentadas, além de assegurar o cumprimento de normas técnicas e éticas.
Legitimidade
A legitimidade do sistema está diretamente ligada ao seu papel na defesa da sociedade e na representação dos profissionais. A atuação legítima do Confea/Crea também se expressa pela participação ativa em debates legislativos e políticas públicas, reforçando seu papel social e institucional.
Programação
O evento contará com palestras, painéis e mesas redondas, abordando temas de interesse prático e estratégico para os profissionais e gestores públicos. Entre os destaques da programação da manhã estão: Lei de Acesso à Informação e Transparência, com Davina Braga, engenheira civil e assessora técnica do CREA-MG; Inspeção Predial, com Luiz Otávio Pereira, especialista na área; Sustentabilidade e aspectos legais do Sistema, com Waldimir Teles Filho, presidente da FENEMI; Contratações de Obras e a nova Lei 14.133/2021, com a advogada Natália Torquete Moura, mestre em Direito Administrativo.
À tarde, o evento segue com temas contemporâneos como: Ética profissional e legislação, com Marcelo Emerson Ventura, do CREA-MG; Inteligência Artificial na Engenharia, com o mestre em digital business Gustavo Nobre; Cidades Inteligentes, com Igor Braga Martins, da Integra Soluções; Gestão de Resíduos da Construção Civil, novamente com Davina Braga.
O evento é gratuito e representa uma oportunidade única de atualização profissional, troca de experiências e fortalecimento das práticas que asseguram a qualidade da engenharia brasileira. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site oficial da FENEMI: www.fenemi.org.br/amepi
Realização: FENEMI, CONFEA, CREA
Correalização: AMEPI
Patrocínio: Mútua
Apoio: CREA-MG, AMVAP, Pires Fortini, AM
?? Local: Rua Santa Lúcia, 291 – Bairro Aclimação – João Monlevade/MG
?? Data: 30 de junho de 2025
? Horário: 8h às 17h
por Amepi